Conheça a Rowy, uma plataforma low-code para criar backend

São diversas as ferramentas no-code ou low-code que auxiliam startups a decolarem muito rapidamente, mas parece ser muito claro que as limitações de muitas dessas plataformas são atingidas rapidamente.

E é natural que quando essas limitações cheguem, os desenvolvedores precisem voltar para a codificação tradicional.

A Rowy é uma plataforma de código aberto e baseia-se nos recursos do Google Cloud Platform justamente para romper essas barreiras. Rowy é uma plataforma para gerenciar seus dados em uma interface do usuário intuitiva semelhante a uma planilha.

De acordo com sua cofundadora, Harini Janakiraman, “a maioria das ferramentas low-code/no-code carece de flexibilidade, tem limitações de recursos, não escala bem e é cara”.

Ela ainda afirmou:

“É complicado não poder compartilhar o acesso ao banco de dados com nossos colegas de equipe – em uma interface com a qual eles estão familiarizados, como uma planilha.”

“Gostamos da experiência Airtable de colaboração em dados, mas ela é limitada em escalabilidade, não sincronizada com seus aplicativos de produção, tem armazenamento limitado e incapacidade de controlar o acesso em um nível granular.”

“Também gostamos da experiência do Firebase para criar nossos aplicativos rapidamente, mas seu console de nuvem nativo é difícil de usar, especialmente para usuários não técnicos.”

“Estávamos construindo automações repetidamente por meio de aplicativos de terceiros. Gerenciando centenas de funções de nuvem em consoles de nuvem, implantando-as por meio de CLIs em terminais, tentando descobrir qual função de nuvem é acionada quando – foi um pesadelo!”

“Honestamente, não deveríamos estar fazendo as coisas dessa maneira…”

Janakiraman descreve a plataforma Rowy como uma interface simples de usuário de planilhas. Mas por trás de tudo isso, é um verdadeiro banco de dados de produção, um grande armazenamento de dados de documentos noSQL no Google Cloud Firestore.

Como primeira etapa na criação de qualquer produto, você pode criar visualmente seu modelo de dados do Firestore simplesmente clicando nos botões “Adicionar tabela” e “Adicionar coluna”, escolhendo entre mais de 30 campos , incluindo campos de dados complexos, como imagens, arquivos, rich text, subtabelas, código, campos flexíveis como json e muito mais.

E as funcionalidades padrões de planilhas permanecem, como filtragem, classificação, importação/exportação de dados em massa e convite de membros da equipe para colaborar com controle de permissão em nível de tabela e campo.

Com a plataforma, você pode convidar os membros de sua equipe para colaborar com os dados e conceder a eles permissões CRUD granulares específicas em nível de tabela e de campo usando funções personalizadas.

Rowy oferece extensões prontas para Typeform, SendGrid, Algolia, Twilio, Bigquery e muito mais, permitindo que você se conecte às suas ferramentas favoritas. Além disso, você tem total flexibilidade para personalizar essas extensões pré-criadas ou criar as suas próprias.

Você pode ter mais de uma maneira de ver a mesma coleção do Firestore usando exibições de tabela flexíveis com IDs de tabela exclusivos. Você pode criar exibições de tabela e coluna para os diferentes membros da equipe com funções exclusivas.

Permitir que usuários não técnicos façam alterações nos dados de produção pode ser preocupante. Para resolver isso, Rowy não apenas permite controles de permissão e acesso em nível de tabela e de campo, mas também a capacidade de validar qualquer operação CRUD em nível de campo com verificações de regex para garantir que os dados críticos sejam sempre precisos antes de atualizar seu documento do Firestore. Você também pode definir valores padrão para campos (estático, nulo, personalizado) e tornar os campos obrigatórios para a criação de linhas.

A empresa iniciou com uma equipe de cinco pessoas com sede perto de Sydney, na Austrália. Foi fundada há pouco tempo e está entre as startups de código aberto de crescimento mais rápido, de acordo com o Índice ROSS, publicado trimestralmente pela Runa Capital.

Alguns grandes usuários já fazem uso da plataforma, como Rakuten, Forbes, Google, Uber e HSBC.

A Rowy permite que você acesse melhor sua plataforma de nuvem existente. Portanto, não estão pedindo aos desenvolvedores que deixem de construir no Google Cloud Platform. Estão apenas dizendo: ‘Você pode continuar a criar em seu sistema existente um código com o qual esteja familiarizado. Não estamos pedindo que você aprenda um novo idioma. Queremos oferecer uma ferramenta que aumente e dê produtividade para que se desenvolvam mais rapidamente”.

No fundo, no fundo, o Firebase permitiu que Rowy criasse um produto completo com uma pequena equipe de desenvolvedores. E com o Rowy, desenvolvedores podem se concentrar na criação de produtos para seus clientes, e não em ferramentas internas.

Fonte: https://leoandrade.net/conheca-a-rowy-uma-plataforma-low-code-para-criar-backend/

plugins premium WordPress
Rolar para cima

ESTAMOS QUASE LÁ...